quarta-feira, 2 de maio de 2012

A ciência é incompatível com a religião?


A ciência é incompatível com a religião?

by O. Braga

Depende daquilo a que chamamos “ciência”, por um lado, e daquilo a que chamamos de “religião”, por outro lado.



Se a ciência for entendida exclusivamente como “naturalismo metodológico” [NM], e se a religião for entendida como “transcendente” [monoteísmo], então a ciência e a religião são incompatíveis. E mais: o NM é incompatível com a filosofia propriamente dita, uma vez que a nega de uma forma semelhante à negação marxista da filosofia.



Porém, se a religião for entendida como uma religião imanente — por exemplo, uma religião política de salvação, como é o caso do marxismo; ou uma religião imanente e escatológica como é o caso da religião do aquecimento global —, então poderemos dizer que a religião imanente é compatível com a ciência espartilhada pelo naturalismo metodológico.





--------------------------------------------------------------------------------



A filosofia faz a seguinte pergunta: "se a vida tivesse sido desenhada por uma inteligência não-humana, seria possível que o naturalismo metodológico nos pudesse ajudar a descobrir essa realidade?"



Se a resposta é negativa, então o NM dita os contornos da realidade de uma forma irracional; se a resposta é positiva, então o NM terá que se afastar do naturalismo e, por isso, o NM apenas estabelecerá que a ciência se dever reduzir ao empirismo — que, como sabemos, apenas fornece soluções empíricas para os problemas.

O. Braga
Quarta-feira, 2 Maio 2012 at 5:16 pm
Tags: naturalismo
Categorias: Ciência, filosofia
URL: http://wp.me/p2jQx-blj 
 
 
Divulgação: http://metodologiadoestudo.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário